Um novo desafio

Thiago

Thiago Julianelli é estudante de Jornalismo da FACHA e ex-aluno da Faculdade CCAA (Foto: Almeno Campos)

Apesar de não ser algo corriqueiro as faculdades podem fechar as portas a qualquer momento, geralmente o fechamento dessas instituições ocorrem devido a questões financeiras ou por consequência de uma má qualidade de ensino e infraestrutura, quando isso acontece é necessário notificar o MEC (Ministério da Educação) e facilitar a vida do aluno realizando uma transferência assistida.

Os imprevistos acontecem a qualquer momento e desse modo a faculdade deve garantir o direito da demanda de seus alunos e facilitar a transferência dos mesmos para outras instituições no caso da inviabilidade da continuação de um curso ou da própria instituição. As soluções devem ser propostas pelas faculdades mediante aprovação e notificação prévia do MEC.

Algumas das instituições de ensino mais famosas do Rio, como Gama Filho e UniverCidade, encerraram suas atividades em 2014 por problemas econômico-financeiros e por não haver nenhum planejamento adequado que pudesse reverter tal situação. Outra instituição, diferente das pioneiras, por ter sido inaugurado apenas há uma década, a CCAA, anunciou também seu fechamento alegando que o desempenho financeiro não permitia a manutenção da qualidade de ensino e da sua estrutura reconhecidamente diferenciada. A CCAA não pode garantir a mesma qualidade do ensino proposta no seu auge pelo valor de mensalidade dos cursos contrapondo com sua baixa demanda de alunos.

CCAA

Prédio da antiga Faculdade CCAA, localizado no bairro de Riachuelo, Zona Norte do Rio (Foto: Almeno Campos)

O MEC informou que o processo de transferência fica a critério da instituição, não gerando nenhum tipo de burocracia para os alunos, e as mensalidades geralmente são equiparadas às faculdades de origem.

Porém o que desmotiva os alunos é serem pegos de surpresas por comunicados repentinos, também há a preocupação com a nova adaptação e o tempo de conclusão do curso. Desanimados, alguns chegam até a abandonar de vez o ensino superior. O que o jovem sente nesse momento é uma tremenda frustração por sua luta até o vestibular, os estudos, as noites mal dormidas e no fim, o descaso perante as instituições.

No caso da Universidade Gama Filho, que foi considerada um dia uma das melhores faculdades do Brasil, os alunos precisaram se readaptar a mudança ainda com uma maior complicação; muitos ficaram sem aulas durantes meses e tiveram seus documentos presos sem conseguir solicitar a transferência para outras faculdades. Na época professores e funcionários estavam de greve por falta de pagamento.

Nesses casos o MEC se responsabiliza por repassar essas instituições falidas para outros grupos educacionais que precisam por sua vez reestruturar um plano de adequação e recepção desses novos alunos.

Foto FACHA

A FACHA recebeu os alunos da Faculdade CCAA, que encerrou suas atividades no final de 2014 (Foto: Almeno Campos)

 

Para o professor Guto Neto que trabalha na FACHA, uma das instituições de ensino que recebeu alunos de origem da CCAA, a maior preocupação foi com recepção desses novos alunos, uma vez que já tinha sido feito um acordo institucional não acarretando em maiores problemas burocráticos.  O professor afirmou em entrevista que a transição deve ser tranquila para facilitar a socialização com o meio.

“Acolher e dar estrutura são os pontos mais importante na adaptação de qualquer aluno que ingresse em uma nova faculdade. ” Afirmou Guto.

As universidades precisam se reinventar mediante as novas tecnologias, o mercado está cada vez mais acirrado e necessita de novas abordagens de ensino e uma maior personalização das aulas. O jovem de hoje busca interação e mensalidades mais acessíveis, tempo e criatividade. Uma mudança de postura também se faz necessária por parte dos professores e dos seus modelos curriculares. As universidades contribuem muito para o desenvolvimento do aluno quanto a formação acadêmica e sua especialização para o mercado. O mundo exige pessoas criativas que promovam mudanças.

GABRIELLA BAPTISTA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s